quinta-feira, 8 de abril de 2010

Leitura de jornal - 5ºano C

Iniciamos, no mês de março, a LEITURA DE JORNAL em sala de aula, com os colegas e professoras.
Recebemos diariamente alguns exemplares do Jornal Correio Popular (um jornal regional) e em duplas, grupos ou individualmente, manuseamos e lemos as notícias de nossa cidade, das cidades vizinhas, do Brasil e de outros países.
Entre os objetivos propostos para esse momento, destacamos o de incentivar o hábito de leitura de textos jornalísticos que tratam das questões atuais da sociedade em que vivemos. Partimos das questões mais próximas, que acontecem na cidade/região, para leituras mais amplas relacionadas aos acontecimentos do país e do mundo.
A possibilidade de manusear o jornal, observar como é organizado, as diferenças existentes entre os dias da semana, perceber as diferentes formas jornalísticas de explorar um acontecimento, traz ao grupo, experiências valiosas de aprendizagem.

Algumas informações que exploramos:
- A capa de um jornal e a sua importância, comparando-a à vitrine de uma loja, na qual os produtos são expostos para atraírem os consumidores, a capa, com a Manchete e as Chamadas, atraem o leitor para as notícias que farão parte do jornal naquele dia. Há um jeito próprio de “dobrar” o jornal, de forma que a Manchete seja vista pelo leitor de longe, quando o jornal fica na banca.

- O cabeçalho, com o nome do jornal – logotipo- e embaixo, a data, ano do jornal número das edições e preço, que chamamos de fio-data.
- A matéria principal do jornal naquele dia, escolhida pelo editor-chefe, que fica em destaque e tem o nome de “Manchete” e as demais matérias, que recebem o nome de “Chamadas”.
- As imagens que complementam os textos, as legendas explicativas, o nome dos jornalistas que coletaram dados e escreveram a notícia ou a reportagem, assim como o localizar o nome do fotógrafo.

- No texto, observarmos: o “título”, a “linha-fina”, que complementa as informações do título, um pequeno texto abaixo; o “olho”, frases em destaque no texto, quadro informativo, e “chapéu”, o tema, assunto da notícia ou da reportagem.

Além dessas características observadas no texto jornalístico, lemos notícias escolhidas livremente, socializando com os colegas as informações.

Coletivamente trabalhamos com a reportagem “Campinas terá um trem-bala, sabia?” publicada no Correio Criança, no dia 13/03/10 . Foi um tema de interesse e que envolveu muito os alunos.

Para quem quiser ler a reportagem está postada em nosso BLOG!
Há também vários vídeos no Youtube que mostram o trem-bala em outros países.

Turma do 5º C, parabéns pelo envolvimento e trabalho!

Analícia e Aninha





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário