quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Leitura Infantil

Durante o ano os alunos leram histórias para os alunos e alunas do 1º ano B da professora Sue .
Planejamos anteriormente os encontros com os objetivos de treinar a leitura oral de forma significativa e compartilhar com outras crianças o saber de cada um.
Neste trabalho os alunos escolhem individualmente um livro adequado à faixa etária das crianças e treinam a leitura em casa preocupando-se com a entonação e fluência (aspectos apontados pelas professoras e que precisam ser cuidados na leitura). Aplicam diferentes estratégias ao treinarem: leitura em frente ao espelho observando a “performance”, leitura aos pais, irmãos e bichinhos de pelúcia, repetição da mesma parte da história, até obterem fluência. Para uma maior interação com as crianças do 1º ano, alguns fazem desenhos, encenam, trazem fantasias... É uma oportunidade de dedicar um tempo do dia para o estudo de leitura oral.
Após os encontros, registram o significado do momento de leitura e é possível verificar vários aspectos interessantes apontados por eles: colocar-se no papel do professor quando ensina e precisa da atenção de todos; sentimentos de felicidade em saber que conseguem ler bem e podem fazer uma criança sorrir; perceber que o esforço pessoal poderia ser maior e querer fazer melhor numa próxima vez; perceber que cresceram pois relembraram de quando eram pequenos e ouviam as histórias no Curso Infantil, saudades dessa época...
Com as observações cada um pode refletir acerca do resultado que uma atividade proporciona quando é significativa e que o significado conquistado, depende também do envolvimento e participação de cada um!
Assim, com essa rica experiência, é possível trabalhar com aspectos do ser estudante: comprometimento, responsabilidade, envolvimento e criatividade!


Analícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário